Dia 6 - Virparzar – Zabljak (Parque Durmitor)

terça-feira, agosto 31, 2010

Hoje é dia de tratarmos do nosso visual, fazer as barbas que já parecemos uns pedintes, o Pena, está com pouca vontade de se “aperaltar”, mas nos lá o convencemos de que para andar perto de nos tem que andar com um ar lavadinho, ou seja barba feita!

Este é o nosso bom aspecto...


N. Maia – O Árabe
M. Pena – O Italiano
P. Ferreira – O Francês
P. Estêvão – O Americano
E. Almeida – O Russo
P. Pires – O Inglês

Um belo pequeno-almoço a beira-rio…


Pegamos nas motas e vamos até Podgorica, cidade sem muito para contar, apesar de ser a capital do Montenegro, não é muito grande e não encontramos nada de extraordinário.
Algo curioso que começamos a reparar no dia de hoje (não compreendo bem porque) foi uns novos sorrisos nas caras das pessoas que passavam por nos, principalmente das senhoras, estamos a fazer sucesso!!! Ou será que é um sorriso de gozo??... Não percebo…
O importante é que nos sentimos os maiores, umas verdadeiras vedetas, todos olham para nos e as senhoras em especial esboçam um sorriso na cara!




Era hora de nos fazermos a estrada, esperava por nos uma estrada “branquinha”!




Tinha chovido, mas o céu parecia estar a ficar limpo e arrancamos sem impermeáveis, mas 15km depois tivemos que parar, pois a chuva começava a cair em força. Impermeáveis vestidos arrancamos para o Parque Durmitor. 20km depois o céu começa a ficar azul de novo para nunca mais chover.


Entramos numa estrada de montanha serpenteada repleta de túneis e com o rio a acompanhar-nos do nosso lado esquerdo e 50m a baixo de nos, uma estrada realmente fabulosa no meio de tantas montanhas. Entretanto entramos numa das estradas que para mim ficou completamente marcada na viagem, onde inclusivamente passamos por um menhir no meio da estrada (eram pedras que descolavam das montanhas e param no meio da estrada).




Desta estrada surgiu a foto da viagem, ideia do Pedro Estevão, foto do Pedro Ferreira.


foto: Pedro Ferreira

Chegamos a Zabjak já de noite, paramos as motas no centro e era ver o Ferreira aos saltos com tantos Lada Niva. Pegamos nas pernocas, nem tiramos os casacos, pois estava um briol que não se podia e lá fomos nos a procura de “poiso” para dormir, mais uma vez um “apartmani” por 10€ p/pessoa com bom aspecto e aquecido!

Depois de descarregarmos as motas e mudar de roupa fomos a procura de um local para jantar e o restaurante eleito, foi dos primeiros que vimos pois a fome apertava, era uma pequena casa em madeira que acolhia uma pizzaria com três mesas de seis pessoas e três empregadas. (Irra que até nas montanhas há bodes mas também diziam alguns que havia trissomia 21…)
Eu tenho aqui umas anotações estranhas no meu caderno, mas nem vou tentar ler…
Sei que já tenho aqui uma outra anotação de que já vão cinco garrafas de vinho contando que duas delas são de 1l.


Pagamos e levantamo-nos para ir embora, depois de grandes conversas(com muitos ***** a mistura) e algumas garrafas de vinho para ajudar a aquecer, (não esquecer que o frio apertava!) e somos brindados com um “Obrigado” dito num português muito saudável! Ficamos em pânico!!! O Nuno ainda afirma, “Espero que seja a única palavra que saibas em português!” ao que ela responde “I know a lote of portugese!”, ai sim ficamos deveras preocupados e saímos a correr!

Algumas recordações...







Parque Durmitor, ristorant

terça-feira, agosto 31, 2010


As refeições são sempre um momento de perfeita javardice, menos agradável quando a empregada se despede "então adeus, obrigado..."

No caminho para Zabljak, Montenegro

terça-feira, agosto 31, 2010


A foto é muito manhosa porque já era quase noite, mas a estrada no meio da montanha... depois vêem as fotos e o relato alargado...

Só uma palavra: orgasmico!

Virpazar, Montenegro

terça-feira, agosto 31, 2010